segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Era uma vez...

Uma tarde qualquer, de um dia qualquer, seu amigo lhe convida pra dar um role qualquer...

A primeira coisa que você deve perguntar  "Para onde?" e (obrigatoriamente) ele deve responder "Para qualquer lugar de ônibus de catraca!"

Sua reação -sem dúvida- deverá ser:

A) Olhar incredulamente pra ele;
B) Dar um risada irônica;
C) Deixar claro que não levou a sério o convite;
D) E por fim, responder: "Vamos!" 

Claro, com você, isso pode acontecer de formas diferentes, afinal, existem exceções (Guarde essas duas palavras, usaremos novamente).

Convite feito e aceito...

O que fazer agora? Óbvio, esperar a galera do seu trabalho, da faculdade e da sua família, parar de zoar, acredite, isso vai acontecer.

Depois de ter recebido apoio apenas do amigo que te convidou pra viajar, vocês devem começar uma pesquisa árdua para definir com exatidão o destino (longe ou perto, normal ou inovador, natural ou artificial, o ca$h que vocês possuem também influenciará na escolha do destino e, claro, a sanidade mental de cada um).

Pegue um bloco de notas (ou use o do seu Smartphone/Tablet) e anote.

Sugestões para definir o destino, optem por um local:

-Onde os atrativos turísticos não sejam mega distantes do centro da cidade, afinal, catracas só são atrativas se você souber e puder usá-las;

-Onde os atrativos (ou pelo menos a maioria deles) sejam gratuitos ou baratos -A não ser que esteja "Ostentando fora do normal";

-Geralmente cidades históricas são "ricas" em atrativos -existem exceções;

-E por incrível que pareça, redes sociais podem ter fins didáticos, logo, use-as para estudar seu destino!

Nossa Política Nacional de Turismo é de 2008 (Lei 11.771/08), então é óbvio que a atividade turística formatada no país ainda se encontre em estado fetal, assim, nem sempre todos os atrativos turísticos estarão lá, embrulhadinhos, prontos para seu consumo. Muitas vezes é necessário que você os veja como Atrativos -Uma cachoeira por exemplo, pode ser algo normal para o morador, um atrativo para o visitante, um negócio para o "trade turístico" e uma dor de cabeça para o poder público e vice-versa- Então bater papo (Ainda que um "web-papo") com moradores pode ser uma boa forma de estudar o destino.

E lembre-se, "Atrativo chama atrativo". Se você está no quarto da pousada sem nada pra fazer, raramente aparecerá algo para fazer, procure existir (Cid Moreira VOICE), se você estiver em uma praça, provavelmente vai encontrar pessoas que possam te recomendar outros locais a visitar e também estejam precisando de suas recomendações!

Destino escolhido? Parabéns! Chegamos na parte mais difícil do planejamento, costumamos chamar essa parte de "A parte mais difícil do planejamento"

Essa parte consiste em pesquisar o trajeto da sua cidade de origem (Seu ponto de partida) até o destino final (O ponto de chegada, DÃÃÃR).

Com ajuda de um mapa, ainda que seja o Google Maps, você deve traçar uma rota, quais cidades vão passar, a que distância média entre essas cidades e o ponto de chegada,  isso serve por exemplo, para que alguém que esteja em Cuiabá e queira chegar em Manaus, não perca tempo rodando entre Belo Horizonte e Teresina. Se você prestou atenção nas aulas de Geografia vai entender, senão, vai abrir o Google Maps para ver que Minas Gerais faz sim, fronteira com Piauí e Mato Grosso.

Abaixo deixamos como exemplo um dos mapas utilizados pela equipe, lembre-se, deve ser de fácil compreensão, dinâmico e pontual.

FONTE: GOOGLE.IMAGENS


Alguns dos dados a ser pesquisados

-Quais cidades estão na rota;

-Quais Viações (Empresas de ônibus) você usará para sair do ponto de origem;

-Qual o número das respectivas linha;

-Quanto custa a passagem;

-Quais são os horários dos ônibus. Anotem alguns horários antes e alguns depois do que vocês planejam viajar, existem ônibus pontuais e existem exceções.

Assim farão até chegar ao destino final. Parece fácil, e é mesmo, só enche o saco ficar ligando pra perguntar número de linha, horários e outros detalhes que às vezes não estão disponíveis no site ou que estão desatualizadas. É importante lembrar que:

-Mesmo que essas informações estejam no site, ligue para confirmar;

-Não esqueçam/percam/comam/fumem o papel com estas informações anotadas (Alguns anotaram no Smartphone, outros no Tablet) pois este seguirá viagem junto com vocês.

-Faça uma lista dos principais atrativos que vocês irão conhecer no destino escolhido, mesmo que não sigam a lista, isso servirá para que não fiquem perdidos quando chegar, e para que alguém que os receba saiba o que lhes interessa...

Alguma cidades já contam com centros de informações turísticas, podem ser conhecidos como "CINTUR", "CIT" e por incrível que pareça, como Centro de Informações Turísticas, são estabelecimentos mantidos pela prefeitura ou por associações de turismo com finalidade de orientar e dar suporte ao turista que chega ao local, geralmente prestam um serviço gratuito e profissional -existem exceções- você pode procurar por eles nos destinos, muitas vezes através do telefone ou e-mail podem começar a te orientar antes mesmo da chegada...

Aos que escolheram passar algumas noites no destino final, pesquisem opções de hospedagem (a gosto, tipo sal em todas as receitas). Alguns Meios de Hospedagem (Tirando onda de Turismólogo) tem a necessidade de reserva, outros não, sugerimos que liguem e reservem, a menos que queiram correr o risco de dormir na rodoviária de uma cidade completamente desconhecida por vocês.

DICA: Geralmente pousadas são opções mais em conta, assim como os campings se levarem as barracas -alguns campings alugam-. Pesquisem o preço de acordo com a quantidade de pernoites e anotem. Tentem negociar -pechinchar- pode ser que dê certo, existem exceções.

Também tem aquele aplicativo de emprestar o sofá, CouchSurfing, pode dar certo... Ou não...

Existe também a possibilidade de sair por ai, livre, leve e solto, pegando o primeiro ônibus que aparecer para qualquer lugar que seja, essa proposta, ainda não executada pela equipe do blog, deve ser tão realizadora quanto a que abordamos até aqui, porém os cuidados devem ser redobrados, é verdade, estamos em um país lindo e violento, então organize-se e se por acaso tiver poucos ou nenhum amigo para acompanhá-lo pode procurar a nossa equipe, ao fim de todo post publicamos o e-mail de contato, pode conferir, faríamos sim uma viagem dessas com você!

Caso queira ir sozinho, lembre-se, pelo amor de _ _ _ _ _ (Insira aqui seu deus, ou familiar querido), seja responsável!

Feito isso, vamos para a parte de finanças desse planejamento:

Custo das passagens X 2 (Se pensam em voltar) + Custo das pernoites + Custos de Alimentação (Previsão) + Custos de atrativos + Uma grana extra (Essa você não precisa usar de fato, mas tê-la consigo evita possíveis dores de cabeça)

Agora você já sabe o que fazer, onde, por onde e com quanto, mais ou menos, fazer.

Chegamos então, a parte de "Como Fazer".

O Ministério do Turismo de Catraca adverte:

Viagens devem ser como sexo, prazerosas e responsáveis. Uma viagem de mochila até outra cidade e usando só ônibus de catraca, pode parecer irresponsável, e é! Então, cabe a você planejá-la e executá-la de forma lícita, para que sejam extintos atos que possam prejudicar o prazer da sua experiência e a vida de terceiros, ou segundos... rs

Quando falamos de responsabilidade, visamos sim, puxar a orelha dos engraçadinhos que acham que isso aqui é palhaçada, sua visita a um destino pode ajudá-lo a progredir ou regredir, depende do que você trocará com ele, logo, troque experiências e sensações boas, agradáveis.

Faça-a de maneira responsável que estará fadada ao sucesso!

-Crie rotas;
-Conheça Pessoas;
-Viva;
-Inove;

(Parece auto-ajuda né!?)

Mas é isso...

Para melhor compreensão e maiores esclarecimentos das dicas acima, vamos ao resumão:
*Se for convidado para embarcar num ônibus de linha para viajar, aceite;
*Defina um destino de acordo com sua disposição, ca$h e sanidade mental;
*Ligue para confirmar tudo, horários, números de linhas, gravidez, atrativos... TUDO!
*Pesquise o trajeto, anotando tudinho;
*Reservar com antecedência o meio de hospedagem escolhido;
*Calcular todos os gastos possíveis como refeições, atrativos, subornos, souvenires, grana extra;
*Sempre conte com informações seguras de algum Centro de Informações Turísticas (CIT/CINTUR)  

Esperamos que as informações aqui passadas tenham sido claras e úteis para sua viagem!  

Para quem quiser juntar-se a nós e seguir por ai de catraca, enviar-nos sugestões de destinos ou depositar dinheiro em nossa conta, entre em contato conosco pelo e-mail:

turismodecatraca@gmail.com

Bom, a dica esta ai em cima, esperamos que compartilhem suas experiências conosco!

Até a próxima catraca!

E.BELKO
M.1GRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário